NOVENA EM PREPARAÇÀO À FESTA DO
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
“O Coração de Jesus seja o vosso tudo!”( MC)
1° Dia
O Coração espelho da alma
Dir: A palavra coração na Bíblia, não refere somente ao físico ou aos sentimentos, mas designa o pensar, o conhecer (Dt 9,3; Sl 3,11), recordar, guardar para ser fiel (Dt 4,39; Lc 2,19). Por isso, muitas vezes o coração é usado como símblo da pessoa na sua totalidade. Alude ao mais íntimo do ser.
Leitor 1: Ninguém pode amar sem conhecer e não se pode conhecer sem tocar o coração. Deus nos conhece por inteiro, por isso nos ama.
Todas: “Senhor Tu me sondas e me conheces, sabes quando me deito e quando eu ando. De longe penetrais meus pensamentos…”(Sl 138)
Dir: “O Coração é o santuário, o lugar sagrado onde o homem se encontra com Deus seu Criador.”
¤ Canto: 821
¤ Texto para interiorização: Ez 36,24-28
Dir: Peçamos que o Espírito de Deus se faça presente entre nós nesta novena, atuando em nós e abrindo nossos corações às inspirações do Coração de Deus Pai que se revela em seu Filho Jesus.
Ó Espírito Santo
DAÍ-ME UM CORAÇÃO GRANDE
Aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora: fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado no sentido da Santa Igreja!
UM CORAÇÃO GRANDE
Desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!
UM CORAÇÃO GRANDE E FORTE
Para amar a todos para servir a todo, para sofrer por todos!
UM CORAÇÃO GRANDE E FORTE
Para superar todas as provocações, todo o tédio, todo cansaso, toda a desilusão,toda ofensa!
UM CORAÇÃO GRANDE E FORTE
E constante até o sacrifício quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o CORAÇÃO DE CRISTO. Amém!
Dir: “…o Coração de Jesus seja Tudo para nós; escondidas Nele, esqueçamos todas as coisas criadas, buscando somente a cruz, a objeção, e, acima de tudo, a resignação perfeita à sua santíssima vontade.” (MC)
¤ Canto 464
2° Dia
Sede do amor de Deus
Dir: Desde todos os tempos o homem busca ligar-se a Deus. “tu nos fizeste para Ti, Senhor. O nosso coração fica inquieto enquanto não repousar em ti”, nos diz Santo Agostinho, expressando a realidade de um ser em busca.
Todas: O coração humano palpita pedindo paz, amor, sinais de vida, de bondade.
Leitor 1: Na Bíblia a busca de Deus expressa-se particularmente no desejo de ver a Deus, contemplar sua face, esse é praticamente o conteúdo e substância da oração no Antigo Testamento.
Leitor 2: “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.”(Sl 27,4)
Todas: “Assim como a corsa suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo…” (Sl 42,2ss)
¤ Canto: Dizem que é saudade – Pe Zezinho
Dir: Esse desejo é respondido por Deus que vai acompanhado seu povo em busca da terra prometida e revelando o seu amor por toda a história da salvação.
¤ Texto para reflexão: Os 11,1-11
Dir: Com o salmista, bendigamos a Deus por sua presença na nossa história de Salvação.
“Sois vós ó Senhor o meu Deus, desde a aurora ansioso eu vos busco, a minh’alma tem sede de vós minha carne também vos deseja como terra sedenta e sem água.
Venho assim contemplar-vos no templo para ver vossa glória e poder, vosso amor vale mais do que a vida e por isso meus lábios vos louvam.
Quero, pois, vos louvar pela vida e elevar para vós minhas mãos.
A minha alma será saciada como em grande banquete de festa, cantará alegria em meus lábios ao cantar para vós meu louvor…”
¤ Canto: 719
3° Dia
Um Coração que se revela
Dir: Deus sempre esteve presente à caminhada do seu povo. Seu coração sempre esteve voltado para o homem, como criatura predileta, durante toda a história da Salvação. Desde a partida de Abraão à saída do Egito, do deserto à terra prometida. Até que “armou sua tenda entre nós”.
Todas: “Quem me vê, vê o Pai”.(Jo 14,9)
Leitor 1: Após suscessivas revelações do seu amor, “na plenitude dos tempos”(Gl 4,4) Deus se revela plenamente em seu filho Jesus.
Leitor 2: “Demos graças ao Senhor porque Ele é bom: porque eterno é seu amor!…
Somente Ele é que faz grandes maravilhas: porque eterno é seu amor!…
A todo ser vivente Ele alimenta: porque eterno é seu amor!…”(Sl 136)
Dir: A estas palavras do salmista poderíamos acrescentar:
Todas: Enviou seu Filho para salvação do mundo porque eterno é seu amor!
Leitor 2: O amor de Deus não cabe em si, transborda e revela-se aomundo na pessoa de Jesus que se faz oblação.
Dir: Jesus revela por palavras e por gestos quem é Deus para nós e quem somos nós para Deus.
Leitor 1: A grande novidade trazida por Jesus é de um Coração misericordioso e amoroso, um coração de Pai!
Dir: “Se é verdade que amas a Jesus, procura que o amor transforme tua alma amante na pessoa amada do querido Jesus.”(MC)
Leitor 2: Madre Clélia mergulhou fundo nesta revelação do amor de Deus e deixou-se cativar pela visão do Pai expressa na doação total do Filho.
¤ Texto para reflexão: Jo 1,1-18
Dir: “O nosso Esposo Divino quer que o nosso amor por Ele se eleve até o sacrifício, porque devemos estar dipostas a tudo sacrificar, mesmo a vida, para o seu bem.”(MC)
Gratidão
Ainda que nossa boca estivesse cheia de canto como o mar; e nossa língua, de júbilo, como o bramido de suas ondas; e nossos lábios, de louvor como a amplidão do firmamento; e nossos olhos resplandecessem como o sol e a lua; e nossos braços se estendessem como as águias no espaço; e nossos pés fossem ligeiros como os dos cervos…não conseguiríamos agradecer-te, Adonai, Deus nosso e Deus de nossos pais, nem bendizer eu Nome sequer em medida infinitesimal, pelos benefícios que fizeste a nossos pais e também a nós. Amém.
¤ Canto 753
4° Dia
Jesus manso e humilde de coração
Dir: Jesus tem uma estreita relação de amor, de intimidade com o Pai. Seu coração é agradecido porque Deus é Pai, poque ama os pequenos, porque sente-se Ele mesmo amado pelo Pai e quer adaptar-se , ser como o Pai.
Leitor 1: Deus revela-se aos pequenos, e Jesus mesmo faz-se pequeno para ser abraçado pelo amor do Pai.
Todas: Senhor, molda nossos sentimentos à tua maneira de ser, sentir e agir.
¤ Canto: 639
Leitor 2: Jesus sabe que é Filho, coloca-se à disposição do Pai como servo, por amor, mas pelo mesmo amor sabe que é Deus como o Pai e que O conhece assim como é conhecido.
Todas: Queremos contemplar sua face, senhor e descobrir as belezas do Seu Coração!
Leitor 1: “Aprendei de mim…” Jesus é Mestre porque está consciente de seu ser, de sua missão e a vive intensamente. Ele mesmo se mdefine como manso e humilde, colocando-se assim como um pobre de Deus.
¤ Texto para reflexão: Mt 11,25-30; Lc 10,21ss
Dir: “Invocar o Senhor Jesus manso e humilde de Coração, significa, então, seguir seus ensinamentos e também saber que este deve ser o modo de amarmos a Deus, que ele chama PAI, o modo de amarmos os homens que, também se pecadores, ele os chama de IRMÃOS”.
Leitor 2: “Exercitai-vos na santa humildade, minhas filhas, recordando sempre que a humildade é utilíssima para nos fazer suportar cristãmente todas as provações da vida”(MC)
¤ Canto: 453
5° Dia
O Salvador do Coração traspassado
Dir: A espiritualidade do Sagrado Coração nasce do lado aberto de Cristo na cruz. Ele é o verdadeiro Cordeiro pascal. A morte de um justo é fonte de graça e de purificação.
Leitor 1: “…Era um profete poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumo ssacerdotes e nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram…”
Leitor 2: É preciso olhar os fatos sobre o prisma da fé. Sem ela, Jesus não passa de mais um crucificado, um morto. Ao que crê, é o salvador doando a vida, é a esperança da Ressurreição futura é o amor de Deus expresso no doar a vida! É um convite a adorar e louvar a reunir-se aos pés da cruz para contemplar o mistério do amor supremo e redentor.
Todas: Queremos, Senhor, aprender as lições do teu amor, do seu coração que dá a vida pelos amigos!
Dir: O Coração aberto de Cristo é a nascente da Igreja. É o lugar de onde saem os sacramentos do batismo e eucaristia e por onde podem entrar na vida aqueles que creêm.
Todas: “Quem tiver sede venha a mim e beba…”(Jo 7,37)
¤ Texto para reflexão: Jo 19, 33-37
Leitor 2: A morte de Jesus na Cruz é “a mais alta manifestação do amor de Deus por nós no Cristo e de Cristo para o Pai e por nós.”
Todas: Senhor, queremos ser transformadas e animadas pela tua caridade!
Afetos e orações ao preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo
Ó Sangue Preciosíssimo de Vida Eterna, dom e resgate de todo o universo, bebida e purificação de nossas almas, que protegeis continuamente a causa dos homens, diante do trono da divina misericórdia, profundamente eu vos adoro, e desejaria, no que me é possível,compensar-vos plas injúrias e pelas ofensas que vós recebeis continuamente das que temerariamente blasfemam…Que seria eu, se não fosse comprada novamente por esse Sangue divino?…Foi certamente o amor que fez isso…Faze que todas as línguas possam te louvar dignificar e agradecer agora e sempre. Amém
¤ Canto: 425
6°Dia
Uma espiritualidade oblativa
Dir: “A espiritualidade do Coração de Jesus, consiste, especialmente, em testemunhar, com a própria vida, o seu amor” (Caderno de Espiritualidade 10)
Leitor 1: Cristo é o sacerdote que ofereceu o maior e eficaz sacrifício pela redenção de nossos pecados: sua própria vida.
Leitor 2: Pelo Batismo, participamos do sacerdócio de Cristo, assim, todo o cristão é chamado a viver com Cristo a oferta de sua vida ao Pai. Ele nos deixou o exemplo a seguir.
Dir: Madre Clélia apresenta Jesus como o modelo que ela mesma seguiu fielmente e recomenda que suas filhas sejam “cópias vivas do Divino Redentor” na sua doação total ao Pai.
Leitor 1: Na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que abrange todas as dimensões no mistério da Cruz, ela traçou para todas as Irmãs Apóstolas o programa básico de vida, a glória do Coração de Jesus e a salvação das almas, que, traduzindo na prática, significa: vida de amor, de reparação e de imitação. Esse programa, de acordo com o espírito de imitação. Esse programa, de acordo com o espírito de Madre Clélia, abrange detalhadamente todo o itinerário a ser vivido, sem o qual não se pode nem mesmo permitir ser chamada Apóstola”.
Dir: “Aprendamos a ser Apóstolas não só de nome, mas segundo o espírito dos Apóstolos”(MC)
¤ Texto para reflexão: Jo 15,12-17
Dir: Madre Clélia experienciou a profundidade do amor de Deus, bebeu na fonte de infinito amor, por isso, abandonou-se inteiramente à sua vontade, pelo bem do Instituto, de suas filhas e a salvação das almas.
Leitor 2: Aprendamos dela a fidelidade ao exemplo de Cristo na cruz.
¤ Canto: 614
7° Dia
Uma espiritualidade para missão
Dir: A espiritualidade do Coração de Jesus, refere-se a um jeito de ser e viver na Igreja.
Leitor 1: Trata-se do que constantemente está em nossas palavras, nos nossos sentimentos e pensamentos. É um processo de “configurar-se com Cristo”.
Leitor 2: Assim, a devoção torna-se missão. Deus chama para enviar, pois a “fé sem obras é morta!”
Todas: “É impossível amar a Deus e não trabalhar para sua glória”
¤ Canto: 470
Dir: Assim, a liturgia faz-se vida, serviço desinteressado em favor dos irmãos e testemunho autêntico e coerente de vida cristã.
Leitor 1: “De fato, para que a espiritualidade seja autêntica, deve conhecer o sacrifício do trabalho, a coragem do testemunho, a humildade do serviço, a alegria da gratuidade, o compromisso pela missão. Ante, tudo isto não se une à espititualidde como que na exterioridade, mas forma com a espiritualidade um todo uno, se quiser ser autêntica.
¤ Texto para reflexão: Lc 10, 1-20
Leitor 2: “Nós Apóstolas, não devemos ter por objetivo senão a glória do Coração de Jesus e a salvação das almas. Olha para o céu, cuja altura não se atinge, senão pela escada do sacrifício, ou melhor, da obediência e observância regular.” (Mg.,II,p.15)
¤ Canto: 688
8°Dia
Amor e reparação
Dir: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas é ele quem nos amou e enviou seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.”(IJo 4,10)
Leitor 1: A reparação, forte aspecto da devoção ao Coração de Jesus nasce no coração de Deus que envia seu Filho à terra para ser o “embaixador da reconcilação”.
Dir: Jesus vem não para aplacar a ira de Deus, mas para promover a paz e revelar a misericórdia do Pai.
Leitor 2: Mediante a evangelização, os sacramentos e a prática do amor, a Igreja continua a missão de reconciliadora com Cristo.
Dir: Cada um de nós colabora com esta missão, a partir de nós mesmsa, vivendo o espírito de reparação, ou seja, fazendo da vida uma oferta de amor e louvor por aqueles que não amam nem louvam.
Todas: Jesus, Quero amar-te por aqueles que não te amam, louvar-te por aqueles que blasfemam contra ti.
Dir: Para Madre Clélia, a reparação é consequência do amor e assume um caráter de zelo apostólico: Fazer o Coração de Jesus conhecido e amado!
Leitor 1: “Façamos frequentes vezes, no nosso coração… atos de fé, de adoração e de homenagem cordial a nosso divino Rei, também para reparar de alguma forma a incredulidade dos ímpios e as blasfêmias de tantos que não querem reconhecê-lo como verdadeiro filho de Deus, revoltam-se contra seu domínio, e lhe negam as homenagens que, por tantos títulos, lhe são devidas. Prometamos ser-lhe sempre súditas fiéis e obedientes até a morte.” (Mg.,I,p.88)
¤ Texto para reflexão: Lc 15,11ss
“Meu Querido Jesus Eucarístico dai-me, vos peço,
o verdadeiro espírito de adoradora
para adorar-vos dia e noite
e para reparar os ultrajes que recebeis na Eucaristia.”
¤ Canto 455
9°Dia
Eucaristia fonte de amor
Dir: Alimentar-se é uma necessidade humana. Jesus nos convida ao banquete em que o alimento é sua própria carne e a bebida o seu próprio sangue. Todos são convidados a sentar-se à mesa, a construir comunhão e fraternidade.
Leitor 1: Eucaristia é ação de graças! Celebração da vida doada do Filho de Deus que viveu entre nós partilhando sua vida em favor das pessoas.
Dir: Trata-se do corpo e sangue reais de Cristo, onde se expressa a total entrega e fidelidade ao projeto do Pai e sua prática de gerar, nutrir, proteger a vida.
Leitor 2: Eucaristia é também a esperança da futura celebração das bodas a ser celebrada por todos na glória do céu.
Leitor 1: Na Eucaristia é o Ressuscitado que comungamos e adoramos. É o Coração de Jesus que palpita de amor.
¤ Canto: 382
Dir: Madre Clélia convicta e apaixonada por esta presença doce e incomparável nos recomenda:
Todas: “Que minhas filhas sejam lamparinas ardentes diante do Senhor” (MC)
Leitor 1: “Se tivéssemos mais fé e desejo sincero de de nos unir a Jesus e segui-lo, a Igreja, onde Ele habita, seria o lugar de nossas mais caras delícias, e aos Pés do Santo Tabernáculo passaríamos as horas mais belas de nossa vida.”( Mg., I,p.84)
¤ Texto para reflexão: Jo 6; I Cor 11,23-26
Dir: “Na Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa é o Pão vivo que dá vida aos homens.”
Leitor 2: “Quando Jesus toma posso da alma pela comunhão, traz consigo riquíssimo tesouro de graças.” (Santo Afonso)
¤ Canto 723
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!