CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
· Ambiente: Local preparado para a Bíblia aberta ao centro, quatro pontas onde serão colocados os símbolos (Casa, imagem de Jesus, sandálias, corneta ou globo terrestre), vela acesa.
ACOLHIDA DA PALAVRA DE DEUS
Dir.: A Bíblia é a Palavra de Deus! Síntese do seu amor apaixonado por todos. Construída a partir da experiência do povo que crê e sob a inspiração do Espírito Santo. Por isso a
Leitor 1: "Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com o mesmo espírito com que foi escrita…" (DV 12).
Dir.: Peçamos que este mesmo Espírito se faça presente em nós e venha orar em nós e conosco para abrir nossa inteligência e coração aos apelos de Deus em nossa vida.
Entra a Bíblia enquanto se canta:
Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós.
Leitor 2: De Deuteronômio: "…esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir." (Dt 30,14)
Dir.: A Palavra de Deus é viva!!! Ela atua em nossa vida quando nos abrimos à graça de Deus, quando nos colocamos em atitude de escuta atenta. Submissos à Palavra de Deus, conquistamos a verdadeira liberdade, pois seguimos o caminho que nos leva à verdadeira felicidade e ao encontro de Deus, fonte de todo Bem.
(Pausa – fundo musical)
Sl 119 (rezemos juntos)
97. Quanto amo a tua lei; passo o dia todo a meditá-la.
98. Teu preceito me faz mais sábio que meus inimigos, porque sempre me acompanha.
99. Sou mais sábio que todos os meus mestres, porque medito teus testemunhos.
100. Entendo mais que os anciãos, porque observo teus preceitos.
101. Preservei meus pés de todo mau caminho, para guardar tua palavra.
102. Não me afasto de tuas normas, porque és tu que me instruis.
103. Como são doces ao meu paladar tuas promessas: mais que o mel para minha boca.
104. Dos teus preceitos recebo inteligência, por isso odeio todo caminho falso.
105. Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho.
Cantemos:
Tua Palavra é uma lâmpada para os meus pés, Senhor.
Lâmpada para os meus pés e luz, luz para o meu caminho. (bis)
· A voz da Palavra
·
Leitor 1: "Pela revelação divina quis Deus manifestar e comunicar-se a Si mesmo e os decretos eternos da Sua vontade a respeito da salvação dos homens, «para os fazer participar dos bens divinos, que superam absolutamente a capacidade da inteligência humana." (DV 6)
Entra o Trombone/ globo terrestre. (Pode ser tb um relógio)
Dir.: A Palavra se faz criadora. Cria o universo, cria o homem e o destina à Salvação em Cristo, ao definitivo encontro com o seu Criador.
Leitor 2: Da primeira carta a Tímoteo: "Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, para que possam levar uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus, que se entregou como resgate por todos. Este foi o seu testemunho dado no tempo devido." (1Tm 2,1-6)
Dir.: A Palavra se faz presença na história da humanidade, indicando-lhe o caminho da Salvação. Nas Sagradas Escrituras está presença está ratificada, testemunhada de forma a nos orientar e educar para que cheguemos ao fim a que fomos criados.
(Pausa – fundo musical)
Salmos, 111 (Rezemos juntos)
1. Aleluia! De todo coração darei graças ao SENHOR, na reunião dos justos e na assembléia. 2. Grandes são as obras do SENHOR, merecem a reflexão dos que as amam.
3. Suas obras são esplendor e beleza; sua justiça dura para sempre.
4. Deixou uma lembrança dos seus prodígios: o SENHOR é piedade e ternura.
5. Dá o alimento aos que temem, recordando-se sempre da sua aliança.
6. Mostrou a seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações.
7. As obras das suas mãos são verdade e justiça, todos os seus preceitos merecem confiança, 8. são imutáveis nos séculos, para sempre, executados com fidelidade e retidão.
9. Enviou a seu povo a redenção, estabeleceu sua aliança para sempre. § Santo e terrível é seu nome.
10. O princípio da sabedoria é o temor do SENHOR; sábio é aquele que lhe é fiel; seu louvor permanece para sempre.
Cantemos:
Louvarei a Deus, seu nome bendizendo! Louvarei a Deus, à vida nos conduz.
· O rosto da Palavra
Leitor 1: "Com efeito, enviou o Seu Filho, isto é, o Verbo eterno, que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus (cfr. Jo. 1, 1-18). Jesus Cristo, Verbo feito carne, enviado «como homem para os homens, fala, portanto, as palavras de Deus» (Jo. 3,34) e consuma a obra de salvação que o Pai lhe mandou realizar (cfr. Jo. 5,36; 17,4). Por isso, Ele, vê-lo a Ele é ver o Pai (cfr. Jo. 14,9), com toda a sua presença e manifestação da sua pessoa, com palavras e obras, sinais e milagres, e sobretudo com a sua morte e gloriosa ressurreição, enfim, com o envio do Espírito de verdade, completa totalmente e confirma com o testemunho divino a revelação, a saber, que Deus está conosco para nos libertar das trevas do pecado e da morte e para nos ressuscitar para a vida eterna." (DV 4)
(Entra a imagem de Jesus)
Dir.: A Palavra Divina ganha um rosto, uma identidade: Jesus Cristo! Entra na história em nossa condição material e mortal, para revelar-nos que sua face misericordiosa.
Leitor 1: "As palavras de Deus, com efeito, expressas por línguas humanas, tornaram-se ìntimamente semelhantes à linguagem humana, como outrora o Verbo do eterno Pai se assemelhou aos homens tomando a carne da fraqueza humana." (DV 13)
Leitor 2: Da carta aos Colossenses: Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois é nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado através dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência. Ele é a Cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio, Primogênito dentre os mortos, de sorte que em tudo tem a primazia. Pois Deus quis fazer habitar nele toda a plenitude e, por ele, reconciliar consigo todos os seres, tanto na terra como no céu, estabelecendo a paz, por meio dele, por seu sangue derramado na cruz. (Cl 1, 15-20)
(Pausa – fundo musical)
Ef 1,3-12 Rezemos juntos
3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo.
4. Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor.
5. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo,
6. para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem-amado.
7. Nele, e por seu sangue, obtemos a redenção e recebemos o perdão de nossas faltas, segundo a riqueza da graça,
8. que Deus derramou profusamente em nós, abrindo-nos para toda a sabedoria e inteligência.
9. Ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade, segundo o desígnio benevolente que formou desde sempre em Cristo,
10. para realizá-lo na plenitude dos tempos: recapitular tudo em Cristo, tudo o que existe no céu e na terra.
11. Em Cristo, segundo o propósito daquele que opera tudo de acordo com a decisão de sua vontade, fomos feitos seus herdeiros, predestinados
12. a ser, para louvor da sua glória, os primeiros a pôr em Cristo nossa esperança.
Cantemos:
Queremos ver Jesus, Caminho verdade e vida. Queremos ver Jesus! Queremos ver Jesus!
· A casa da Palavra: A Igreja
Dir.: A Palavra de Deus, registrada na Sagrada Escritura é interpretada e testemunha também, pela Tradição da Igreja. Tradição esta, que nos foi legada pelos Apóstolos e seus sucessores e vem atravessando o tempo.
(Entra o símbolo da casa)
Leitor 1: "A esposa do Verbo encarnado, isto é, a Igreja, ensinada pelo Espírito Santo, esforça-se por conseguir uma inteligência cada vez mais profunda da Sagrada Escritura, para poder alimentar contìnuamente os seus filhos com os divinos ensinamentos…" (DV 23)
Leitor 2: Evangelho de Mateus: Jesus então disse: "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus". (Mt 16,15-19)
(Pausa – fundo musical)
Sl 1 – Rezemos juntos
1. Feliz quem não segue o conselho dos maus, não anda pelo caminho dos pecadores nem toma parte nas reuniões dos zombadores,
2. mas na lei do SENHOR encontra sua alegria e nela medita dia e noite.
3. Ele será como uma árvore plantada à beira de um riacho, que dá fruto no devido tempo; suas folhas nunca murcham; e em tudo quanto faz sempre tem êxito.
4. Os maus, porém, não são assim; são como a palha carregada pelo vento.
5. Por isso não poderão enfrentar o julgamento e os pecadores não têm vez na reunião dos justos.
6. Pois o SENHOR protege a caminhada dos justos, mas o caminho dos maus leva à desgraça.
Cantemos:
Feliz o homem que ama o Senhor e segue seus mandamentos.
O seu coração é repleto de amor, Deus mesmo é seu alimento.
· Os caminhos da Palavra: A missão
Dir.: Os Bispos, reunidos no Sínodo afirmam que "a Palavra de Deus personificada sai da sua casa, o templo, e começa a percorrer os caminhos do mundo, para ir ao encontro da grande peregrinação que os povos da terra empreenderam em busca da verdade, da justiça e da paz."
(Entram as sandálias)
Leitor 1: "Deste modo, pois, com a leitura e estudo dos livros sagrados, «a palavra de Deus se difunda e resplandeça (2 Tess. 3,1), e o tesouro da revelação confiado à Igreja encha cada vez mais os corações dos homens." (DV 26)
Dir.: Como cristãos, somos convocados a sermos anunciadores da Palavra. Nossa vida seja um vivo testemunho da Palavra que cria e redime.
Leitor 2: Do Evangelho de Mateus: "Jesus se aproximou deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos". (Mt 28,18-20)
(Pausa – fundo musical)
Sl 78 - Rezemos juntos
1. Meu povo, escuta meu ensinamento; presta atenção às palavras da minha boca.
2. Vou abrir a boca pronunciando sentenças, relembrar os mistérios do passado.
3. O que nós ouvimos, o que aprendemos, o que nossos pais nos contaram,
4. não ocultaremos a seus filhos; mas vamos contar à geração seguinte as glórias do SENHOR, o seu poder e os prodígios que operou.
5. Ele estabeleceu uma regra em Jacó, pôs uma lei em Israel; ordenou a nossos pais que a ensinassem a seus filhos,
6. para que tomasse conhecimento a geração seguinte, a dos filhos que vão nascer, que por sua vez dirão a seus filhos,
7. para porem em Deus sua confiança, não esquecerem as obras de Deus, mas observarem seus preceitos;
8. para não serem, como seus pais, uma geração indócil e rebelde, cujo coração foi inconstante e cujo espírito foi infiel a Deus.
(Passar o DVD Palvaras Sagradas do Apóstolo Paulo – nº9)
Dir.: A Palavra nos toca, nos impulsiona, nos desafia. Peçamos a graça de ser anunciadores não apenas com discursos, mas com nossa própria vida. Por isso, peçamos a graça de um ouvido de discípulo atento e um coração aberto ao Deus que nos visita, nos instrui e nos converte.
Rezemos:
Pai nosso…
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!