ENTRONIZAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NAS FAMÍLIAS

Acolhida: Espontânea
Dirigente: Iniciemos este nosso encontro familiar, invocando a presença da Santíssima Trindade:

Canto:
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui. (Bis) Para Louvar e agradecer / bendizer e adorar / estamos aqui Senhor, ao teu dispor/ Para Louvar e agradecer / bendizer e adorar / estamos aqui Senhor,/ Deus trino de amor.

Dirigente: A Paz do Senhor esteja entre nós!

Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Dirigente: A Entronização do Sagrado Coração de Jesus nos lares, é a entronização do amor na família. A imagem traz em destaque o Coração como símbolo do amor. Quem faz a entronização do Sagrado Coração de Jesus, procura realizar uma síntese entre Fé e Vida.


Leitor 1: A consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus é o meio mais eficaz para fortalecer a fé, a vivência da religião e para atrair bênçãos e harmonia entre os familiares.

Dirigente: Quando uma família abre as portas de sua casa para receber Jesus, colocando-O em um lugar de destaque, a salvação entra nesta casa. Os membros da família descobrem que “salvação” significa paz, união, compreensão, paciência, alegria, confiança, perdão e amor. Com Jesus em nosso lar vem aquela certeza imensa da presença constante de Jesus auxiliando-nos na solução dos problemas, das dificuldades e contratempos de cada dia.

Todos: Nossos corações Vos recebem com alegria, fé e amor.
Dirigente: Esta família que hoje vai entronizar o Sagrado Coração de Jesus em sua casa, está de parabéns, pois abre as portas para que Jesus entre e seja o amigo, o irmão, o Senhor e Deus.

Família: Seja bem vindo em nossa casa, Coração de Jesus! Fica conosco para que nossos corações possam se transformar no amor. Queremos que nossos corações fiquem parecidos com o Teu, que é manso e humilde. Faze-nos crescer no Teu amor e na Tua graça. Dá-nos o sentido da vida, da união, do perdão, da alegria, da fé e da partilha.

Dirigente: Derrama, Senhor, sobre esta família as bênçãos de Teu Coração: o aumento da fé, da esperança e do amor. Dá-lhes saúde e prosperidade. O próprio Coração de Jesus prometeu abençoar os lares onde seu coração fosse entronizado. Disse à Santa Margarida Maria Alacoque: “Abençoarei os lares onde for exposta e venerada a imagem do Meu Sagrado Coração” (9ª Promessa)

Família: Conduze-nos Senhor, pelos caminhos do bem e livra-nos de todo o mal. Que o Teu coração seja nossa alegria, nosso refúgio, nossa proteção, nosso consolo. Que nossa casa se abra para acolher com fé e amor, todos quantos nos procuram.

Todos: Sagrado Coração de Jesus, Vós sois a benção, pois trazeis convosco a Paz, a alegria e a união. Ajuda-nos a tornar Teu nome mais conhecido, amado e glorificado.

Canto:
Te amarei Senhor! Te amarei Senhor!
Eu só encontro a paz e a alegria, bem perto de Ti (Bis)
Oh Jesus não me deixes jamais caminhar solitário /
Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração/
Vem, ensina-me a viver a vida na Tua presença/
No amor aos irmãos, na alegria, na paz, na união.

Leitor 2: Diante de tantas e tão maravilhosas promessas, feitas por quem é fiel em cumpri-las, é que esta família aqui reunida, deseja eleger o Coração de Jesus como Rei e Centro de seus corações.
Dirigente: Hoje, nesta casa, Jesus pede abrigo. Ele quer ficar aqui para abençoá-los, santificá-los e protegê-los. A casa mais importante para o Coração de Jesus é o coração do homem.
Família: Vem Coração de Jesus, visita nossa família. Ensina-nos as lições do amor, da fé, da alegria, do perdão e da partilha.

Canto:
Procuro abrigo nos corações/ de porta em porta, desejo entrar/
Se alguém me acolhe com gratidão/ faremos juntos a refeição. (Bis)

Dirigente: Jesus costumava visitar as famílias, tinha muitos amigos. Seu primeiro milagre aconteceu numa festa de casamento, nas “Bodas de Caná” lá na Galiléia. Visitava com freqüência a casa de Marta, Maria e Lazaro. Visitou a casa de São Pedro e curou-lhe a sogra. Esteve na casa de Jairo e ressuscitou-lhe a filhinha. Foi à casa dos discípulos de Emaús e partiu o pão. Visitou a casa do chefe dos cobradores de impostos, seu nome era Zaqueu, cuja vida mudou totalmente depois desta visita que Jesus fez à sua família. Ouçamos a proclamação do Evangelho segundo Lucas, cap. 19 vers. 1 a 10, e deixemos que esta Palavra entre em nosso coração, transformando em chama de Amor do Divino Coração:

Leitor: “Zaqueu recebe Jesus”.
1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4 Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para O ver, quando Ele passasse por ali. 5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.” 6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. “7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...” 8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar a metade de meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.” 9 Disse-lhe Jesus: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a Vós, Senhor!

(Reflexão e partilha)

Dirigente: Coração de Jesus, Teu amor habite nesta família, para que a Teu exemplo e a exemplo de Nossa Senhora e de São José, possa estar sempre pronta a fazer a vontade de Deus e servir os irmãos.

Família: Coração de Jesus, que aconteça em nós, gestos de amor e fé. Desperta em nós a fé, o amor e a esperança.
Canto: Olhando a Sagrada Família / Jesus, Maria e José /
Saibamos fazer a partilha / dos gestos de amor e de fé.
- Maria, Mãe santa e esposa exemplar/ José pai zeloso, voltado a seu lar/
Jesus filho amado em missão de salvar / caminhos distintos, num só caminhar

- Maria do sim e do amor doação / José operário a serviço do pão /
Jesus ocupado com sua missão / três vidas distintas num só coração.

- Se todas as mães em Maria se acharem / se todos os pais em José se espelharem /Se todos os filhos em Jesus se olharem / serão mais família, quanto mais se amarem.

Dirigente: Façamos a nossa consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Em sinal de fé, ajoelhemo-nos:

Todos: “Coração de Jesus, símbolo do amor infinito do Pai pelos homens, hoje estamos aqui, conscientes de nossos compromissos de batizados, queremos consagrar-Vos nossa família e implorar Vossa proteção sobre ela. Reinai sobre nosso lar, ele vos pertence. Queremos que a nossa casa, seja a Vossa casa. Nossa mesa seja também a Vossa. Não sejais hóspede, mas um de nossa família, o amigo íntimo, o irmão e companheiro de todas as horas. Cada um de nós, tudo o que somos ou temos, Vos pertence. Fazei-nos fiéis até a morte. Que Maria, Vossa mãe, nos assista como filhos, abençoe nosso lar e o faça tão feliz como fez feliz a casa de Nazaré. Dai-nos Jesus, a Paz e a vida eterna. “Amém.”

Dirigente: Ao Coração de Maria, consagremos também esta família:

Todos: “Coração Imaculado de Maria, nós te consagramos nossa família. Guia-nos para o bem, sustenta a nossa fé, fortalece nossa esperança, ajuda-nos na prática da caridade. Como a tua casa em Nazaré, que a nossa casa se abra para acolher os que pedem pão, amizade, uma palavra, uma ajuda, um consolo amigo. Queremos colocar os nossos corações a serviço do teu culto bendito, a fim de apressar o Reinado do Coração de teu Filho. Abençoa Senhora, nossa família e fica conosco para nos ajudar a melhor servirmos teu Filho Jesus. Amém.”

Dirigente: Façamos agora a benção da casa e ao final coloquemos a imagem do Sagrado Coração de Jesus em seu lugar de destaque.

Canto:
Coração de Cristo, coração de homem, coração de Deus,
Ouve nosso grito, Coração querido, somos filhos teus.
Um coração novo, para um mundo novo, viemos suplicar:
Coração bondoso, o teu povo ainda não sabe amar.

Coração de Cristo, coração de homem, coração de Deus,
Ouve nosso grito, Coração querido, somos filhos teus.
Um coração novo, para um mundo novo, viemos implorar:
Coração tão manso, ensina teu povo sempre perdoar.

Coração de Cristo, coração de homem, coração de Deus,
Ouve nosso grito, Coração querido, somos filhos teus.
Um coração novo, para um mundo novo, viemos te cantar:
Coração fraterno ensina teu povo os bens partilhar.

Coração de Cristo, pobre e solidário és nossa riqueza.
Ouve nosso grito, Coração querido, vê nossa pobreza.
Um coração novo para um mundo novo, todos precisamos:
Haja paz na Terra, reina a justiça, nós te suplicamos.
Dirigente: Jesus agora nos diz:

Leitor 3: “Eu estou aqui com você. Quando você chegar em casa, eu estarei à sua espera. Se você chegar alegre, disposto... ou mesmo chateado, triste, preocupado, Eu estarei aqui para ajudá-lo. Ao sair para seu trabalho, seus estudos, seu passeio, irei com você... Estarei sempre a seu lado. Sou Jesus e por isso conte comigo. Estaremos sempre ligados pelos laços de uma profunda amizade e Eu jamais o abandonarei. Sou Jesus, seu amigo fiel.”
Dirigente: No Coração de Jesus, encontramos o verdadeiro amor, a fonte da vida, a união da família. Nele encontramos a força para caminhar, para perdoar, para recomeçar, a força para amar acima de tudo, até dar a vida.

Leitor 1: Cristo é o amor que faz a família mais feliz. Todos os dias recomeçamos nossa vida porque cremos no amor.
Canto: Tu és a razão da jornada / Tu és minha estrada / meu guia e meu fim/ No grito que vem de teu povo / te escuto de novo chamando por mim (bis)

Embora tão fraco e pequeno / caminho sereno com a força que vem de ti/
A cada momento que passa / revivo esta graça de ser teu sinal aqui.

Leitor 1: Há sempre um coração que quer vos ajudar. Nas dúvidas, repeti:
Todos: Sagrado Coração de Jesus, Confio e espero em vós.
Leitor 1: E encontrareis a Luz!

Leitor 2: Na solidão, quando os outros se esquecerem de vós, repeti:
Todos: Sagrado Coração de Jesus, Confio e espero em vós.
Leitor 2: E sentirás Jesus muito próximo!

Leitor 1: Nas lutas contra as tentações, repeti:
Todos: Sagrado Coração de Jesus, Confio e espero em vós.
Leitor 1: E saireis vitoriosos!

Leitor 2: Em cada dificuldade que se apresentar, repeti:
Todos: Sagrado Coração de Jesus, Confio e espero em vós.
Leitor 2: E encontrareis a força para vencê-la!

Leitor 1: Na ansiedade e preocupação pelos que vos são caros, repeti:
Todos: Sagrado Coração de Jesus, Confio e espero em vós.
Leitor 1: E sereis protegidos, amparados e acolhidos no Reino bendito do Pai Celeste.


Dirigente: Façamos preces espontâneas e após cada pedido rezemos:
Todos: Coração de Jesus, atendei nossa prece.

Todos: (de mãos dadas) Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória ao Pai

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação.
Bênçãos para você!!!